Ter clareza de onde se quer chegar é o primeiro passo para realizar um planejamento de metas eficaz e que vá realmente nos conduzir na realização dos nossos objetivos. Por exemplo, nós da equipe Erika Okazaki estabelecemos o objetivo de sempre trazer conteúdos relevantes para o nosso #blog. Para que isso aconteça, estabelecemos a meta de postar conteúdo novo pra você que nos acompanha sempre nas segundas, quartas e sextas. Especialistas no assunto defendem que quando se estipula prazos aliados a tarefas e ações, o sistema neurológico entende que há um desejo de futuro repleto de realizações. (Eba, estamos no caminho!)

Bem, esse foi um exemplo simples só pra você entender onde a gente quer chegar com esse papo de planejamento de metas, mas na verdade sabe-se que a maioria das pessoas tem dificuldades de fazer o planejamento das suas metas de vida, o que pode resultar em frustrações tanto na vida pessoal quanto profissional.

Ampliando a zona de conforto

A zona de conforto é bastante convidativa, se baseia em tudo que nós já sabemos, dominamos ou já aprendemos. Ou seja, se você quer realizar algo novo na sua vida, vai precisar ampliar sua zona de conforto através do planejamento de metas (acredite, o resultado disso vai ser fantástico).

sunset-2581736_1920

A coach Renata Tolotti traz uma boa notícia para quem deseja dar um passo assertivo em relação ao seu objetivo tão desejado. “A primeira parte é entender que os resultados do que se quer só dependem de si mesmo. Ao olhar para o cenário atual, ocorrerá uma reflexão sobre o que foi planejado ou não. Para muitos, trata-se de uma etapa dura, porque quando eu deixo de responsabilizar o outro, começo a entender que eu posso ter uma vida muito melhor“, avalia Renata.

Antes de fazer o planejamento de metas, o ideal é se auto avaliar para saber o quanto está aberto a mudanças. “Antes de qualquer processo de coaching, tanto life quanto business, deve-se refletir sobre o quanto se quer empenhar para ter sucesso”, explica Renata.

“Todos sonham em conquistar o que deseja, mas poucos estão dispostos ter as ações certas para isso acontecer”

Planejamento de metas para a vida

Estabelecer metas é algo positivo. Basta eliminar o que não se quer e escrever o que realmente se deseja, colocando em um papel o maior número de detalhes, sendo bem especifico. E na sequência, fazer um plano de ação detalhado para cada etapa. “Não existe milagres, cito em minhas palestras que normalmente uma nova ação gera mudança e um certo desconforto resultando em medo e ansiedade, mas não existe alternativa, é preciso enfrentar e seguir em frente“, explica.

old-1130743_1920
O grande estimulo para superar essa fase é ver os ganhos que tal mudança trará e a vida começando a acontecer da forma que se espera. “A partir daí, sair da zona de conforto torna-se um hábito”, pontua Renata.

As pessoas procrastinam seus desejos por vários motivos, crenças, medos, vícios emocionais. Quem tem um comportamento diferente deste lidera com eficiência e se torna referência porque seguem suas vidas com maestria e se destacam em meio profissional e social. “Se a ideia é seguir assim, comece a cumprir tarefas“, revela.

De acordo com a coach, muitas pessoas sonham com o resultado esperado, nos mais variados segmentos, mas ao mesmo tempo, não querem fazer sacrifícios. “É preciso revisar a rotina e abrir mão de alguma coisa, ou minimamente se organizar através de um cronograma coerente com o seu objetivo“, destaca.

goals-2691265_1920

Para alcançar qualquer resultado positivo, deve-se entender profundamente quais são os hábitos e comportamentos que levarão para onde se deseja chegar e, assim, aprimorá-los. “Durante este processo podem ocorrer desafios, por isso é interessante recorrer a ajuda de um coach, que é um instrumento de autoconsciência. Esses profissionais irão auxiliar com ferramentas a criar no coachee (cliente) crenças novas, positivas, eliminando vícios emocionais, auto sabotagem e organizar a bagunça mental que a maioria das pessoas está. Depois dessa etapa, estabelece-se aonde quer-se chegar“, ressalta.

Agora que você já sabe o caminho, que tal fazer seu planejamento de metas e ampliar sua zona de conforto? : )

Instagram: @coachrenatatolotti
Facebook: http://facebook.com/coachrenatatolotti

Da Redação da Japa | Mayara Alyne